Por Que é Essencial ter Segurança da Informação em Call Centers

Por Que é Essencial ter Segurança da Informação em Call Centers

Para dar continuidade aos serviços durante a pandemia da COVID-19 (coronavírus), muitas empresas foram obrigadas a repensar seus métodos de trabalho para se manterem produtivas em meio à quarentena, que exige um isolamento social.

Diante desse cenário, cada vez mais lideranças procuram usar a transformação digital no atendimento ao cliente a seu favor e investem em métodos de trabalho remoto (trabalho home office ou teletrabalho).

Desse modo, muitas empresas de tecnologia e soluções para call center e contact center são requisitadas para garantir o fluxo das operações e manter a segurança da informação de clientes além dos perímetros do escritório.

De acordo com o Índice Global de Proteção de Dados 2020 realizado pela Dell, empresas administram hoje quase 40% a mais de dados (13,53 petabytes) do que em relação aos dois últimos anos, onde a média era de 9,70 PB.

Segundo o levantamento, o aumento dos dados preocupa a maioria dos empresários (80%) quanto aos desafios para garantir a proteção de informações internas e externas.
pesquisa também revelou que a maior ameaça para as organizações diz respeito ao crescente número de crimes cibernéticos, resultando em perda de dados e em tempo de inatividade dos sistemas.

Além disso, 49% dos funcionários brasileiros se conectam à rede interna da corporação em que trabalham tanto no computador quanto em seus dispositivos pessoais, e cerca de 12% não possuem soluções de segurança da informação para manter esses dispositivos protegidos contra ameaças cibernéticas.

Dentro do cenário latino-americano, a pesquisa revela ainda que o país não possui uma posição favorável no ranking de proteção ao celular, tornando dispositivos e negócios vulneráveis a ataques cibernéticos.

Especialistas afirmam que o surto do coronavírus fortalecerá ainda mais o meio digital e alertam que empresas devem enxergar a pandemia como uma oportunidade para reverem seus modelos de trabalho tradicionais, incentivando políticas de trabalho remoto.

De acordo com analistas do Gartner, quando canais tradicionais e operações são impactadas pelo surto da pandemia, o valor dos canais digitais, de produtos e de operações se tornam óbvios imediatamente.

Considerado pelo governo federal como um serviço essencial para o atendimento à população brasileira durante a quarentena, os call centers inteligentes e remotos, além de aumentarem a produtividade dos funcionários, possibilitam que o atendimento ao cliente seja personalizado e realizado em todos os pontos de contato (atendimento omnichannel), garantindo a segurança de todos os envolvidos na operação.

Porém, uma vez que o atendimento ao cliente lida com dados pessoais de terceiros, é necessário que essas companhias tenham uma política de cibersegurança robusta, para manter a segurança da informação e evitar o comprometimento das operações.

Desse modo, faz-se essencial que empresas que mantenham um relacionamento constante com o cliente e armazenem suas informações em um banco de dados, como é o caso dos call centers, invistam em soluções de segurança e saiba usá-las corretamente.

Com o aumento do número de ataques cibernéticos, é importante que o call center de empresas invistam em recursos para garantir a segurança da informação de seus clientes e da própria corporação.

Sendo assim, lideranças devem utilizar essas tecnologias a seu favor e procurar se adaptar a essas novas transformações de forma a melhorar a segurança da informação de suas companhias.

Além disso, para que empresas e colaboradores aprendam a se proteger de possíveis ameaças, realize treinamentos de segurança online e mantenha-se disponível para oferecer suporte através de videoconferências, telefone ou internet, caso esses colaboradores possuam dúvidas de como usar as plataformas de segurança da informação.

Estudos realizados no último trimestre de 2019 concluíram que o número de phishing, ciberataques que capturam informações pessoais, como senhas, dados de cartão de crédito, mais que duplicou em relação aos três primeiros meses do ano no Brasil.

Segundo o diretor presidente da DNK, Ântimo Gentile, a proteção de dados tornou-se um dos principais desafios da última década, uma vez que muitas empresas sofrem ameaças cibernéticas.

Atenta aos acontecimentos e visando garantir soluções para dispositivos móveis e contact center ainda mais seguras e inovadoras, DNK e MyCena unem esforços para oferecer soluções ainda mais seguras para contact centers.

Preocupada com a preservação dos dados de seus clientes, a empresa oferece o melhor das soluções de call center em nuvem, que garantem segurança máxima de dados e fácil backup, além de qualidade e excelência no atendimento ao cliente.

Graças a seu Método de Acessos a Dados Estruturados Armazenados da MyCena, tecnologia patenteada e que totalmente plug-and-play, a empresa transforma dispositivos (móveis como smartphones ou desktops, no caso de call centers) em uma “fortaleza digital” para as empresas, protegendo usuários e clientes de vulnerabilidades e ataques digitais.

Essa “fortaleza digital” consiste em uma proteção de três camadas de segurança (bronze, prata e ouro), onde apenas o responsável pelo dispositivo poderá ter acesso às informações através de uma combinação de impressão digital, reconhecimento facial, PIN, padrão de bloqueio e frase de voz, todos estes criptografados com AES-SHA 256 e armazenados localmente.

solução funciona com sistemas, aplicativos, recursos de rede, recursos de TI (como bases de dados, portais web, servidores) e inclusive dispositivos IoT e até os futuros dispositivos 5G, e assim por diante;

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