Tecnologia de câmera chinesa promete enxergar em até 45 km de distância, mesmo com fumaça
Os smartphones estão causando grandes evoluções no mercado de câmeras, e até prejudicando empresas clássicas do setor, mas outro segmento que ajuda no desenvolvimento de tecnologias de imagem é a segurança. Segundo reporta o TechRadar, a University of Science and Technology de Shangai criou uma nova câmera capaz de reconhecer pessoas em até 45 km de distância, mesmo com fumaça ou efeitos de poluição.
Como isso é possível? A câmera em questão funciona de forma similar a um sensor Lidar e, quando possui altitude suficiente, pode capturar informações em um raio de até 28 milhas utilizando uma luz laser. O sensor consegue detectar apenas um fóton por vez, mas graças ao uso de um potente algoritmo, o pós-processamento do dispositivo une pontos para criar uma imagem de alta resolução.
Graças a utilização de um pulso de luz, a câmera consegue capturar informações mesmo em dias nublados e na fumaça, algo comum em cidades com alto nível de poluição. A imagem acima mostra o resultado do trabalho da tecnologia, que, como dá para ver, não visa fazer imagens de alta qualidade, mas reconhecer objetos mesmo em grandes distâncias e condições adversas.
De acordo com o pessoal do Tweaktown, a novidade deve ser utilizada em sistema de segurança, para reconhecimento e identificação remota, além de vigilância em áreas mais abertas.
O pessoal do TechRadar também aponta que a tecnologia deve ser muito importante para os carros autônomos, que precisam reconhecer o ambiente ao seu redor para conseguir se manter na pista. Levando em conta que a China é um dos países que mais investe em carros elétricos e incentiva pesquisas nesse setor, com certeza a novidade deve ser adotada futuramente por fabricantes nativas do país.