Varejistas prontos para abraçar o reconhecimento facial nas lojas
A SkyREC é uma empresa de consultoria de dados para o varejo. Com o primeiro sistema especialista em inteligência artificial do mundo, o Dr. Retail ‘, a SkyREC implantou a IA em vídeo e análise de dados para descobrir os comportamentos dos compradores nas lojas com os insights do mundo real.
Dedicada a otimizar a seleção de mercadorias, o design da loja e o gerenciamento de marca com o serviço de consultoria de dados SaaS (Software as a Service), a SkyREC foi fundada em 2015, com serviço atual para mais de 100 marcas de varejo internacionais e 2.000 lojas de construção.
Os varejistas de jóias estão adotando o reconhecimento facial para identificar clientes VIP e evitar furtos.
“Marcas de luxo como a CHANEL há muito têm um problema, que é a falta de identificação de seus clientes VIP”, disse Cate Xie, co-fundadora da SkyRec Inc., fornecedora de análise de inteligência artificial para varejo na loja. Isso ocorre porque a equipe de atendimento ao cliente troca de emprego com frequência e as novas contratações não reconhecem necessariamente os convidados VIP, explicou ela.
A solução da SkyRec permite que as lojas realizem reconhecimento facial em tempo real, identificando VIPs, que compraram antes, quando entrarem na loja.
Evitar furtos é outra área em que o reconhecimento facial pode ajudar. Tomemos o exemplo da POYA, uma loja de beleza pessoal e de merchandising cotidiana em Taiwan. Ela perde até 5 a 8% em mercadorias todos os anos, de acordo com Xie.
A POYA está agora em negociações com a SkyRec para empregar o reconhecimento facial para evitar a perda. As câmeras de vigilância da POYA já tiraram fotos de suspeitos que roubaram no passado. Com as fotos desses suspeitos, as câmeras podem ser treinadas para que, da próxima vez que essas pessoas entrarem, os funcionários da loja sejam avisados com antecedência.
As lojas estão constantemente pesquisando maneiras ou fazendo ajustes para que os clientes comprem mais, diz a SkyRec. Eles agora estão se voltando para a ferramenta de reconhecimento facial.
Uma loja de roupas, por exemplo, quer saber o que os clientes fazem depois de entrarem. Eles andam para a direita, para a esquerda ou simplesmente andam em linha reta? Com esse conhecimento, a loja pode fazer alterações na alocação de pessoal ou colocação de mercadorias de acordo.
Em alguns casos, os clientes se moverão na direção oposta, onde uma loja deseja que eles saiam. No entanto, esse conhecimento não estaria disponível se a análise de vídeo não fosse empregada.
AI no gerenciamento de tráfego
A GeoVision, fornecedora de sistemas de vigilância por vídeo, mostra que a IA pode ajudar em áreas como cidade inteligente, varejo inteligente, fábrica inteligente e construção inteligente.
Por enquanto, edifícios inteligentes usando reconhecimento facial para aplicações de controle de acesso estão crescendo mais rápido, diz a GeoVision. Existem empresas grandes e pequenas em diferentes setores interessadas em usar o reconhecimento facial. Os funcionários não precisam mais digitalizar um cartão de acesso ou sua impressão digital, porque cara é a chave agora.
No campo da cidade inteligente, há elementos como postes de luz, estacionamento inteligente e gerenciamento de tráfego, como detecção de excesso de velocidade e movimento de carros na direção errada.
Câmeras de vigilância equipadas com AI podem ser úteis. Por exemplo, uma câmera pode ser treinada para distinguir diferentes tipos de veículos. Quando colocado em um ponto de ônibus, ele identificará sedãs, motos e outros veículos que não são permitidos. Em um aplicativo do mundo real, quando um sedan estaciona em um ponto de ônibus por mais de um minuto, sua foto será tirada enquanto os alertas forem enviados à autoridade.
Perto de 100% de precisão
Parece que as câmeras de vigilância podem agora reconhecer rostos ou objetos com alta precisão. A SkyRec afirma que suas câmeras em lojas de varejo podem atingir 95-99% de precisão.
A precisão está intimamente relacionada à velocidade da identificação, diz Xie, da SkyRec. O algoritmo da empresa permite que as câmeras inteligentes reconheçam simultaneamente mais de 4.000 faces em um segundo.
Em um ambiente de varejo, o reconhecimento facial é geralmente realizado a uma distância de cinco metros. As câmeras são inteligentes o suficiente para identificar o grupo etário de uma pessoa, sexo, analisando as rugas, os tons de cor no rosto, etc.