Vigilância Eficaz

Vigilância Eficaz

Abordagens colaborativas eficazes para a vigilância da cidade

PROTEÇÃO COMPARTILHADA

e todo o mundo já utilizam vigilância por vídeo para monitorar e proteger empresas, edifícios, infraestrutura e pessoas. Muitos trabalham acreditando que, quando se trata de prevenir, mitigar ou investigar um crime, as imagens de qualidade são imprescindíveis. Isso significa que sistemas de vigilância de vídeo semelhantes estão sendo implantados por organizações, incluindo empresas privadas e governos municipais, em toda a maioria das cidades.

Esses sistemas estão coletando uma quantidade de dados quase imensurável com o objetivo de reduzir crimes. Cada vez mais, quando encorajamos os setores a se libertarem de pensamentos “contaminados”, vemos que esses sistemas podem, de fato, contribuir muito mais.

O papel da vigilância de vídeo

O primeiro passo para perceber a segurança pública em nossas cidades é obter uma cobertura onipresente, aproveitando os sistemas de vídeo que as pequenas e médias empresas já utilizam para monitorar atividades dentro e fora de suas instalações. Esses sistemas são instalados com a única intenção de proteger a segurança de edifícios, funcionários e clientes. Mas, como parte de um sistema integrado maior, essas mesmas câmeras agora podem gerar negócios, ajudando a criar espaços compartilhados mais seguros. Através da colaboração com a polícia, essas câmeras podem se tornar ferramentas essenciais para promover a segurança pública dentro de uma comunidade.

Para as autoridades, a grande quantidade de dados coletados por esses sistemas de segurança pode ser uma fonte de informação inestimável. Com um sistema integrado, os policiais são capazes de retirar informações que anteriormente não podiam acessar, que eram de má qualidade ou simplesmente demoravam muito para conseguir. Ter os dados facilmente acessíveis pode fazer toda a diferença ao responder a um chamado.

Ao melhorar o acesso à informação, as cidades aumentam a probabilidade de resolver um problema enquanto os policiais estão investigando. E, se o caso precisa ser assumido por pesquisadores, eles também têm acesso a mais informações que podem ser armazenadas, analisadas e usadas de forma mais eficaz durante o processo judicial. O resultado final é uma maior segurança pública, porque a força policial da cidade é capaz de operar de forma mais eficiente.

Colaboração e integração em uma grande escala

Os benefícios da colaboração e da integração também podem ser vistos ao considerar empresas privadas, como estádios esportivos, cujas atividades têm um grande impacto em múltiplos públicos envolvidos em uma área metropolitana, incluindo o governo local e as autoridades de trânsito. Quando se trata de hospedar eventos em larga escala, há muitos fatores a serem considerados para garantir a segurança pública. Além de assegurar que as pessoas se comportem de forma ordenada, também é importante fornecer transporte público adequado e oportuno para as multidões, controlar o fluxo de tráfego ao redor do estádio e manter o acesso a hospitais e distritos comerciais.

Ao realizar uma abordagem colaborativa da segurança pública, as câmeras que monitoram o trânsito de uma determinada área, por exemplo, poderiam continuar a vigiar de forma contínua pelo município, enquanto os policiais poderiam assistir as gravações apenas quando ocorresse eventos agendados no estádio. Isso permite que a polícia monitore as abordagens do local, sem a necessidade de instalar barreiras e reduzir o fluxo de tráfego na área.

Também permite que as autoridades se comuniquem com o governo local no caso de uma emergência, inclusive ajudando os primeiros socorristas a chegarem na cena em tempo hábil. Da mesma forma, o departamento de tráfego municipal pode trabalhar com o departamento de trânsito e procurar câmeras de vídeo locais para monitorar e regular o fluxo de tráfego e fornecer um acesso fácil e eficiente ao local para os veículos de transporte público.

Seguindo para as cidades inteligentes

Dado o sucesso que uma abordagem colaborativa de planejamento e desenvolvimento pode ter, é lamentável quando as conversas em torno da segurança são manchadas com outras discussões sobre o futuro da vida da cidade. Isso pode levar a perda de oportunidades e, no pior dos casos, possíveis falhas na segurança. Como vimos, os objetivos para a criação de uma cidade do futuro não são opostos aos que estabelecem uma cidade segura. Felizmente, todas as partes interessadas estão buscando cada vez mais criar cidades que usem a tecnologia para melhorar a eficiência e a segurança, a fim de proporcionar aos moradores uma vida melhor.

Uma maneira pela qual as cidades podem conseguir isso é incorporar sensores em suas infraestruturas que coletam e compartilham dados. Idealmente, esses sensores poderiam detectar padrões não naturais, fornecer resultados significativos e apoiar a tomada de decisões inteligentes com base nos dados que estão coletando. Os interessados podem então usar esses dados para tomar decisões sobre todos os tipos de questões ou preocupações, incluindo maior eficiência e segurança.

Essas cidades inteligentes vão implantar a tecnologia para tornar a vida decididamente menos frustrante e mais vibrante, transparente, responsável e eficiente. No seu núcleo, uma Cidade Inteligente será um espaço urbano que usa uma variedade de tecnologias para prestar atenção às necessidades de seus cidadãos e poder se adaptar a essas necessidades com base em dados claros.

Em última análise, a proteção e a segurança não estão vinculadas a uma única disciplina ou parte interessada. Fazemos o nosso melhor quando saímos dos nossos “silos” e trabalhamos juntos em uma ampla base de tecnologia integrada. Através da colaboração e da integração, podemos colocar os sistemas, plataformas e programas existentes para garantir a eficiência e a segurança de nossas cidades no futuro. À medida que mais pessoas mudam para as áreas urbanas, estaremos, de fato, proporcionando melhores espaços de vida e de trabalho para uma porcentagem cada vez maior da população da Terra.

Bob Carter
Gerente de desenvolvimento de negócios da Genetec Inc.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *