Versões falsas dos apps de CNH Digital e IPVA 2019 infectam 17 mil smartphones
A empresa multinacional de cibersegurança, Kaspersky Lab, divulgou uma nova pesquisa que aponta que aplicativos falsos maliciosos de CNH Digital e IPVA 2019 já infectaram mais de 17.000 smartphones com sistema operacional Android.
Algo que acaba facilitando a ação dos cibercriminosos é a falta de critérios da Google Play Store, que hoje abriga ao menos 3 cópias infectadas do aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e 2 do IPVA.
Mais do que isso, os aplicativos aparecem como se tivessem sido publicados pelo Ministério da Tecnologia – que na verdade se chama Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Apesar disso, eles não oferecem nenhuma função real, apenas explicando como obter a CNH Digital usando o aplicativo oficial ou como pagar o IPVA usando os sites reais dos Detrans estaduais.
“Cibercriminosos brasileiros escolheram um tema de interesse público: a adoção da carteira de motorista digital para ganharem dinheiro de forma ilícita e distribuir aplicativos falsos e sem utilidade. Um adware consome banda de internet, bateria, além de dar para o dono da versão fraudulenta o direito de executar scripts no aparelho do usuário, que poderão inclusive minerar criptomoedas”,.