40 dicas de segurança de armazém
As atividades de trabalho de armazenamento criam vários riscos à saúde e à segurança. Se você deixar de controlá-los, seu Galpão pode enfrentar uma alta rotatividade de funcionários, pessoal com baixo desempenho, lesões e doenças, dias de trabalho perdidos, questões legais e, na pior das hipóteses, fatalidades.
Como empregador, supervisor ou gerente, você é legalmente obrigado a implementar e manter procedimentos de segurança. As medidas de segurança devem proteger os trabalhadores dos perigos do armazém e garantir que eles possam realizar as atividades de trabalho com segurança.
Você também deve se concentrar em promover procedimentos completos de segurança de depósito por motivos que vão além da conformidade. Manter as boas práticas mostra que você valoriza o bem-estar da equipe e deseja fazer as coisas da maneira certa, o que aumenta a motivação e aumenta a confiança em sua liderança.
————————————————————————————————————————————————————-
Precisa de consultoria para segurança de armazém?
Fale Conosco consultoria para segurança de armazéns ( Proteção, Auto-defesa, Televigilância, Redução de Gastos com mão-de-obra, Projetos Integrados…)
————————————————————————————————————————————————————-
Dicas de segurança de armazém
As seções a seguir abordam os riscos comuns de warehouse que você deve gerenciar diligentemente.
Segurança Veicular
Se seus trabalhadores dirigem empilhadeiras ou empilhadeiras, a segurança do veículo é essencial para evitar lesões por impacto ou esmagamento. Em 2016/17, 31 pessoas morreram devido ao atropelamento de um veículo em movimento. Além disso, quase um quarto de todas as mortes envolvendo veículos no trabalho ocorrem enquanto o motorista dá ré.
Para manter a segurança do veículo, você deve:
- Só permita que os funcionários dirijam veículos se eles tiverem recebido treinamento prático . Ninguém com menos de 18 anos deve operar uma empilhadeira.
- Garanta que os trabalhadores mantenham os limites de velocidade – você deve colocar placas para lembrá-los. Os motoristas de empilhadeiras não devem exceder 5 mph.
- Instale câmeras nos veículos – o monitoramento de retrovisão reduz em até 80% os riscos de acidentes.
- Certifique-se de que a equipe evite inverter sempre que possível. Configure um sistema unilateral e planeje rotas para que os motoristas sempre vejam para onde estão indo. Se os motoristas não puderem evitar a reversão, certifique-se de que eles tenham alguém para identificá-los ou outro suporte de visibilidade.
- Maximize a visibilidade. Configure espelhos para auxiliar a visão do motorista ao manobrar nas curvas ou em marcha à ré. Certifique-se de que as pessoas que trabalham no chão do depósito saibam olhar para os dois lados ao sair de um corredor.
- Aplique uma política de tolerância zero para direção perigosa, como corrida.
- Mantenha os corredores livres de obstruções. Certifique-se de que os funcionários saibam seguir as boas práticas de limpeza. Por exemplo, descartar materiais de embalagem e limpar o equipamento o mais rápido possível.
- Providencie inspeção e manutenção regulares dos veículos . Um profissional treinado precisa verificar se tudo está funcionando corretamente. No entanto, a equipe ainda pode procurar problemas óbvios.
- Forneça aos motoristas uma lista de verificações diárias . Por exemplo, luzes de advertência no painel, pneus vazios, cintos de segurança defeituosos, ruídos estranhos, etc.
- Exibir avisos e placas de segurança para o motorista . Os sinais devem alertar os motoristas para que tomem cuidado com os pedestres, usem o cinto de segurança, relatem problemas ao gerente, etc.
- Faça a manutenção do piso para evitar capotamento ou danos ao veículo . Certifique-se de que as partes do piso não sejam muito íngremes, irregulares ou danificadas.
Escorregões, tropeções e quedas
Estatísticas globais mostram que escorregões e tropeções são a causa mais comum de acidentes de trabalho. Eles também afirmam que as quedas em altura são responsáveis pela maioria das mortes no local de trabalho. Em 2015/16, quase 40 pessoas morreram por quedas de altura, enquanto cerca de 118.000 trabalhadores sofreram lesões devido a escorregões e tropeções.
Para evitar escorregões, tropeções e quedas, você deve:
- Certifique-se de que a equipe saiba como realizar uma boa limpeza. Eles devem limpar derramamentos, remover obstruções dos caminhos, manter os cabos arrumados, etc.
- Certifique-se de que a equipe de limpeza exiba sinais de alerta adequados. Tente agendar a limpeza fora do horário normal de trabalho para que menos pessoas corram risco. Certifique-se também de que os limpadores usem o método e o detergente corretos para o seu tipo de piso de depósito.
- Use tinta antiderrapante. Ele evita o acúmulo de poeira, reduz a qualidade de deslizamento da superfície do piso, minimiza o desgaste e melhora a limpeza.
- Use fita adesiva e sapatos antiderrapantes. A fita adesiva é útil para escadas e outras áreas onde você não pode usar tinta antiderrapante, enquanto as solas antiderrapantes ajudam as pessoas a permanecerem seguras, mesmo que encontrem um risco de escorregamento.
- Certifique-se de que os pisos estão nivelados – pisos irregulares podem fazer com que as pessoas percam o equilíbrio. Isso é especialmente perigoso se eles estiverem carregando uma carga.
- Use coberturas de cabo resistentes se precisar passar os cabos pelo chão. Além de evitar viagens, as tampas também protegem os cabos no caso de um veículo passar por cima deles.
- Treine a equipe para trabalhar em altura com segurança. A segurança da escada é particularmente importante porque o uso indevido ou o uso de uma escada instável pode causar ferimentos graves ou até a morte. Certifique-se de que os trabalhadores os usem por não mais que 30 minutos, fiquem fora dos 3 degraus superiores e mantenham três pontos de contato o tempo todo (por exemplo, dois pés e uma mão).
Para obter mais informações sobre Proteção, Auto-Defesa, Televigilancia e Geradores de Neblina, consulte-nos
PROJETOS LOGOSCONTROL / TELEVIGILÂNCIA E MONITORAMENTO
TEL (11) 4858-8168
WHATSAPP (11) 97361-8464