Detecção de queda de Apple Watch salva homem na Noruega
A tecnologia vestível (ou wearables), embora ainda não muito popular no nosso Brasil, já mostra suas qualidades mundo afora. Sua utilidade vai muito além de só ser um “atalho” para os recursos do smartphone, mas um dispositivo único — e que tem salvado vidas!
Não é a primeira vez que um Apple Watch é responsável por chamar socorro e ajudar alguém. O detector de quedas, inclusive, já foi responsável por salvar um rapaz de uma dor paralisante (que quase causou um incêndio). Esse novo caso utilizou o mesmo recurso e se provou muito eficiente mais uma vez.
Østvang em repouso no hospital com o Apple Watch em seu pulso (foto: NRK).
Østvang, um norueguês de 67 anos, foi o usuário ajudado pelo dispositivo dessa vez. Durante a madrugada, o senhor resolveu ir ao banheiro. No caminho ele desmaiou e caiu, causando algumas fraturas em seu rosto. Por sorte ele estava equipado com seu Apple Watch 4.
Após ter detectado a queda, o dispositivo checou a consciência de Østvang. Depois de um minuto — e ainda sem resposta contactou as autoridades. Pouco tempo depois ele já estava sendo socorrido.
O interessante é que Østvang nunca acreditou que os recursos de um sistema de alarme (como os nativos do Apple Watch) fossem ser úteis um dia, segundo sua filha. O que destaca ainda mais a sorte de ter tido um wearable em seu pulso.
Como ativar o recurso?
Para usuários com mais de 65 anos de idade o recurso é ativado automaticamente. No entanto, para usuários comuns, é preciso ativar o recurso através do aplicativo para iPhone Watch App.