Corrente que desafia usuário a postar foto antiga pode treinar inteligências artificiais

Corrente que desafia usuário a postar foto antiga pode treinar inteligências artificiais

Uma corrente está tomando conta das redes sociais nesse início de ano, e você provavelmente sabe qual é: estamos falando do #10YearsChallenge, que desafia os usuários do Facebook, Twitter e Instagram a postarem uma foto de 2009, e uma de 2019, mostrando as mudanças ocorridas nesse período.

Acontece que, bem, suas fotos podem estar sendo usadas por companhias para treinarem sistemas de reconhecimento facial.

Quem trouxe essa discussão à tona foi Kate O’Neill, fundadora do instituto de pesquisa KO Insights, que em um artigo à Wired detalhou como as pessoas estão compartilhando informações úteis e particularmente preciosas para companhias que investem em inteligência artificial.

Segundo ela, essa corrente pode estar ajudando que tecnologias aprendam como o ser-humano envelhece e suas particulares nesse processo. Ao fornecer uma janela tão específica de avanço, dez anos, há um bom recorte para que sistemas consigam trabalhar com uma margem de erro menor. Isso é incomum já que mesmo que redes sociais estabeleçam uma cronologia para as publicações, é normal postarmos fotos antigas de tempos em tempos, o que dificultaria o aprendizado de redes neurais.

Um desdobramento caso isso se prove verdadeiro, por exemplo, é uma sofisticação de sistemas de vigilância como já vimos na China. No ano passado um foragido foi detectado em um estádio com mais de 50 mil outras pessoas. As autoridades poderiam prever com mais precisão como um criminoso há muito tempo sem registros nos sistemas poderia estar mesmo passados vários anos.

Além disso, empresas que fazem análise de potenciais clientes poderiam ter sistemas mais sofisticados para entenderem características dessas pessoas. Uma companhia de seguros poderia aumentar preços ou reduzir coberturas após uma análise de risco que envolva esse fator de complexidade, por exemplo.

Mesmo que haja uma chance de nada disso estar ocorrendo, é sempre importante ter consciência sobre quais informações você compartilha na internet, e com quem compartilha. Muitas vezes mudar a privacidade para que conteúdos sejam visualizados apenas pelas suas listas de contatos pode ajudar que intrusos obtenham dados sobre a sua vida.

Vale lembrar, um golpe recentemente no Facebook promete mostrar quem visitou seu perfil. Se trata de uma armadilha para que, claro, informações dos usuários sejam capturadas por golpistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *