Segurança Patrimonial Soluciona distanciamento físico
Com a pandemia ocasionada pelo coronavírus, as medidas de distanciamento físico são imprescindíveis para controlar os possíveis focos da doença.
“Controle de acesso por QR Code ou leitura facial, monitoramento à distância com a precisão da fibra ótica e equipamentos que medem temperatura corporal e o número de pessoas por ambiente já são realidade em sistemas inteligentes”, garante Saulo Requena, sócio-diretor da MODU, empresa de São José dos Campos (SP) especializada na área.
Nesse caso, basta autorizar previamente o acesso, comunicando a empresa de vigilância, e fornecer o QR Code ao convidado – que poderá validar a entrada com o próprio celular”, explica Requena.
Outra ferramenta da MODU pronta para o uso são câmeras que medem calor corporal, podendo identificar indivíduos com febre e o número de pessoas em um recinto.
Desta forma, é possível verificar quais são os ambientes de maior circulação e tomar providências, como restrições ou intensificação da higienização do local.”
Em um prédio empresarial, por exemplo, assim que o visitante passar pela cancela, é possível que o sistema esteja programado para chamar o elevador e levar automaticamente a pessoa até o andar necessário.”
A precisão de localização da fibra óptica é de 10 metros, sendo que nos sistemas tradicionais essa área sobe para até 300 metros.
Teste de fogo e aumento da demanda – O cenário da pandemia trouxe um verdadeiro teste de fogo para sistemas de segurança e acesso nos condomínios residenciais.
O confinamento, que obrigou muitas pessoas a trabalharem em suas casas e a fazerem compras utilizando serviços de entrega, trouxe um fluxo muito superior às portarias, como reforça Saulo Requena.