Golpe no Mercado Livre usa até Uber para roubar mercadoria
Um novo golpe que utiliza as plataformas Mercado Livre e Uber fisga vítimas por um método de phishing e vem gerando dor de cabeça para diversos vendedores. Em denúncia recebida pelo TecMundo, criminosos escolhem um alvo de acordo com o produto ofertado e, então, fecham o negócio por meio de emails falsos. O produto, que deveria ser enviado via Correios pela vítima, ainda é buscado por meio de um motorista Uber.
O TecMundo recebeu o contato de uma vítima afirmando que o golpe teve início na OLX. “Eles pedem para fazer o anúncio no Mercado Livre por ‘questão de segurança’ e pedem para pagar pelo mercado pago”, afirmou uma vítima que prefere não revelar o nome. “Logo quando você faz o anúncio no ML, em seguida recebe um email dizendo que a compra foi feita e que pode o aparelho pode ser entregue. A partir daí eles inventam alguma desculpa, falta de tempo por exemplo, e falam que vão enviar um carro da Uber para retirar”.
Sempre confirme suas vendas feitas pelo Mercado Livre dentro do próprio site
A vítima deste caso teve um PlayStation 4, no valor de R$ 1.450, levado. Segundo relato — e você poderá conferir nas imagens abaixo — os emails falsos foram muito bem desenvolvidos e enviados no momento certo para enganar o destinatário. Após perder um videogame no caso, a fonte ainda alertou outros usuários da plataforma de vendas OLX sobre o golpe: “Para a minha surpresa, várias pessoas vieram agradecer que eu tinha ajudado a evitar que caíssem nesse golpe. Pelo que entendi, é uma quadrilha, já que as fotos do Whatsapp e os números são diferentes, mas a conversa é a mesma… Com a orientação de anunciar no Mercado Livre”.