Rússia lança 1º celular à prova de grampo e hackers
O consórcio tecnológico russo Rostec iniciou a venda em massa do celular com proteção criptografada Kruiz-K, resistente a hackers e grampos, comunicou à Sputnik a assessoria de imprensa do Rostec.
“Não podemos revelar os detalhes técnicos porque essa informação tem caráter classificado. Graças às soluções técnicas e conhecimento fundamental dos desenvolvedores do consórcio Avtomatika, será impossível hackear ou grampear o aparelho”, informou o representante do Rostec.
Segundo a empresa, o celular custa 85 mil rublos (R$ 1.530) e se vende apenas para entidades jurídicas, não estando disponível para pessoas físicas.
O representante do Rostec explicou que o aparelho tem um sistema operacional em tempo real de produção russa, bastante reduzido para garantir a segurança da informação.
O produtor Avtomatika afirma que os usuários podem estar completamente tranquilos quanto às suas chamadas telefônicas dentro de uma empresa que possua esse sistema, bem como para as empresas que têm o mesmo aparelho.
Em maio de 2018, o porta-voz do Avtomatika Vitaly Strugovets anunciou que o consórcio tinha criado o primeiro celular com criptografia russa que estaria disponível para as forças de segurança e empresários que querem se proteger de espionagem.